O
Instituto
Adventista
Paranaense

é uma instituição educacional de caráter confessional que oferece regime de internato e externato, da Educação Infantil à Pós-graduação Latu Senso. Localizado no noroeste do Estado do Paraná, na cidade de Ivatuba, a 25 km de Maringá, há mais de sete décadas proporciona educação de qualidade centrada nos valores bíblico-cristãos.  O IAP conta com uma multiplicidade cultural, pois recebe alunos internos de diversos lugares do globo, como, Estados Unidos, Suíça e África além das representações nacionais. A partir dos 13 anos de idade é possível desfrutar das vantagens do regime de Internato – o aluno mora e estuda no mesmo Campus. Residenciais masculino e feminino, complexo esportivo, piscina aquecida, escola de música, escola de inglês, academia, restaurante, clínica médica, mercearia, rede Wi-Fi e bibliotecas, são alguns dos diversos serviços oferecidos. Quer saber mais sobre o internato? Clique aqui. O Ensino Superior do IAP está entre as melhores Instituições de Ensino do Brasil, segundo MEC. Para se ter uma ideia o curso de administração é o 4o melhor do Paraná e enfermagem é nota 4 na avaliação do MEC.  pedagogia e teologia + saiba mais. A proposta para os próximos anos é psicologia e ciências contábeis . No módulo a distância – EAD – são oferecidos cursos de Pós-graduação que atendem alunos em todo Brasil + saiba mais.

Missão

Promover o desenvolvimento harmônico das capacidades do educando para o exercício pleno e consciente do papel social, profissional e espiritual, de modo que suas influências alcancem à eternidade.

Visão

Ser, pela graça de Deus, uma Instituição reconhecida pela excelência em educação, fundamentada em princípios ético-cristãos, com ampla participação no mercado educacional.

Filosofia Institucional

A Filosofia da Educação Adventista é centrada em Jesus Cristo, e visa a restaurar nos seres humanos as características do Criador, considerando Seu caráter e Seus ensinos, bem como a revelação de Sua natureza, tendo como fonte a Bíblia Sagrada.

Objetivos

Estabelecer Deus como fonte de toda sabedoria na construção do conhecimento.

Proporcionar o uso da Bíblia como base de conduta e ponto de referência nas atividades educativas.

Estimular a proteção da natureza criada por Deus, assim como o respeito ao próximo, apresentando o plano de Deus para a família, a comunidade e o mundo.

Conhecer o próprio corpo e as leis que o regem, adotando hábitos saudáveis.

Desenvolver o senso crítico, a criatividade, a pesquisa e o pensamento reflexivo.

Preparar o educando para os deveres práticos da vida diária, para a sábia escolha profissional e a formação de seus próprios lares.

Estimular o educando à tomada de decisão com autonomia e autenticidade, respeitando valores morais.

Oportunizar o desenvolvimento da autoestima, com sentimento de aceitação, segurança e compreensão na relação com Deus, consigo e com o semelhante.

Desenvolver a compreensão, incentivando a tolerância, a cortesia, a cooperação, o serviço desinteressado e o respeito à pluralidade cultural na busca da paz.

Promover a integração da escola com a comunidade, capacitando os educandos para serem cidadãos úteis à Pátria, à família, à sociedade e à igreja.

Linha do tempo

Timeline
  1. Abertura do Colégio Benedicto Novo

    1935
    Foto - 1935

    Localizada em Benedito Novo (SC), a escola oferecia ensino primário e ginasial oficial. Na época, o único com princípios adventistas em toda a região sul do Brasil.

  2. Instalação na Lapa (PR)

    1939
    Foto - 1939

    O colégio foi transferido para o município da Lapa (PR), no distrito de Butiá dos Colaços. As aulas eram ministradas em português e alemão atraindo pequenos proprietários agrícolas das colônias alemãs das mediações.

  3. 1ª Turma a se formar

    1944
    Foto - 1944

    Pontualmente às 20h do dia 1 de dezembro, os alunos do Educandário Adventista Butiá davam início à cerimônia de formatura na Igreja Adventista local. A professora Circe Antunes, que tocava o piano naquela noite, ficou responsável por deixar mais alegre essa importante cerimônia. A mensagem principal foi ministrada pelo pastor José R. dos Passos, um servidor conhecido por sua influência espiritual.

  4. Mudanças em prol do avanço

    1947
    Foto - 1947

    Para melhor mobilidade, o colégio é transferido a 15 km do centro de Curitiba, próximo à estação Barigüi por onde foram transportadas as vigas e madeiras dos prédios pré-moldados.

  5. O Educandário Adventista Pinheirinho tem 147 alunos matriculados

    1957
    Foto - 1957

    O colégio está em franco crescimento. Em cinco anos são feitos mais três residenciais, pavimentação das ruas e jardins no centro do campus. Em 1967 o número de alunos é duas vezes maior. Nos próximos anos as matrículas atingem a marca de 348 alunos matriculados.

  6. Alteração de nome para Instituto Adventista Paranaense

    1964
    Foto - 1964

    Na década de 1960 o nome é alterado para Instituto Adventista Paranaense – IAP e se instala o curso técnico de Contabilidade, nível 2° grau.

  7. 12 de agosto é feito o lançamento da pedra fundamental em Ivatuba

    1973
    Foto - 1973

    12 de agosto é feito o lançamento da pedra fundamental em Ivatuba (PR), na fazenda Santa Maria. São 123 alqueires arborizados, que proporcionam equilíbrio para o desenvolvimento físico, mental e espiritual. As terras férteis do vale Ivaí são o último destino do IAP.

  8. Uma educação sólida atrai estudantes

    1989
    Foto - 1989

    De diversas partes do Brasil, pais enviam seus filhos para o Instituto a fim de proporcionarem uma educação de qualidade com princípios cristãos. Este ano, mais de mil alunos recebem o diploma do ensino fundamental e cerca de 720 se formam no ensino médio.

  9. Inauguração do templo

    1994
    Foto - 1994

    Alunos e colaboradores celebram a construção de um templo no campus do IAP. Ter um local apropriado para estudo da bíblia é uma conquista importante para o instituto até os dias de hoje.

  10. Crescimento estrutural

    2000
    Foto - 2000

    Na direção do administrador José Paulo Martini são construídos os prédios do ensino superior, laboratórios, biblioteca e anfiteatro. Em 2001 iniciam os cursos superiores de Administração, Gestão de Negócios, Comércio Exterior e Fonoaudiologia.

  11. Celebração de gratidão

    2014
    Foto - 2014

    Após 75 anos de lutas e vitórias inicia a primeira turma do Seminário Adventista Latino Americano de Teologia (SALT), com sede IAP. No mês de outubro, dias 17, 18 e 19 , foi realizada a Celebração de gratidão – IAP 75 anos. O tema , Construindo Juntos uma história, é o reconhecimento de que as conquistas presentes são apenas um reflexo das etapas construídas no passado.

Scroll Up