Confira essas dicas e monte o seu esquema de estudo para 2019. - IAP - Educação Básica
14/02/2019 - 5:44

Confira essas dicas e monte o seu esquema de estudo para 2019.

Busca

IAPNEWS

O ano letivo acaba de começar aqui no IAP. Muitas experiências incríveis estão por vir, mas com elas também virão os estudos. Para que você leve o ano numa boa, separamos algumas dicas para que monte seu esquema de estudo.

É sempre importante para os estudantes estabelecerem métodos e rotinas de estudo. Ela serve tanto para não deixar a preguiça tomar conta quanto para você não se sobrecarregar.

Vamos conferir?

 

Estudar em grupo

Um esquema de estudo bem simples que você pode começar a introduzir a sua rotina é estudar em grupo. E o que não falta aqui no IAP são amizades, não é verdade?

As vantagens de estudar em grupo são diversas. Pode até parecer um clichê, mas a melhor forma de se aprender um conteúdo é ensinando. O ato de falar em voz alta, incitar questionamentos e dialogar sobre o assunto ajuda na fixação do material.

Outra vantagem é a de poder tirar a suas próprias dúvidas com os colegas. Muitas das vezes, dúvidas surgem enquanto estudamos e, se estamos com amigos, podemos discuti-las na hora. Além disso, estudar em grupo é uma boa maneira de praticar a fala em público e as suas habilidades com a dialética.

 

Administrar o tempo e manter metas

Também é importante considerar um planejamento de administração de tempo e metas. Principalmente se você é uma pessoa que não tem muita disciplina. Existem diversas maneiras de praticarmos a disciplina em nossa rotina.

Segundo a teoria Behaviorista, o ser humano age de acordo com estímulos e recompensas. Para estabelecer seus estudos, crie uma rotina que te dê vontade e foco e ao mesmo tempo te retorne positivamente.

Uma das melhores ferramentas para o seu esquema de estudo é o Pomodoro. Baseado em um timer de cozinha, o Pomodoro mede o seu tempo de estudo e te recompensa com pausas. É perfeito para quem quer começar a ter foco e disciplina nos estudos diários, mas também quer o seu tempo de distração.

 

Escrever para memorizar

Outro esquema de estudo interessante é o de sempre fazer anotações e escrever enquanto estiver estudando. Seja na aula, durante seu momento de revisão, antes da prova ou quando estiver com os amigos.

O professor e autor de livros, Pierluigi Piazzi, afirmava que não existe outra forma de estudar a não ser escrever. Um estudo de pesquisadores das universidades de Princeton e da Califórnia concluiu que alunos que faziam anotações tinham melhor desempenho nas provas.

Anotar te ajuda a visualizar cada palavra do conteúdo, da sua maneira e com as suas palavras. Quando vemos de fato as palavras elas são fixadas mais facilmente. Então, sempre que puder, carregue o seu caderno e canetas para anotar tudo o que aprender.

 

Revisão diária

A revisão diária é algo que todos devemos fazer. Assim como anotar enquanto estudamos, ela nos ajuda a fixar o conteúdo. Esse esquema de estudo tem base direta na curva do esquecimento.

Descoberta pelo filósofo Hermann Ebbinghaus, em 1885, ela mostra que as pessoas esquecem mais da metade do que foi estudado. Por isso, devemos sempre fazer uma curta revisão dentro de 24 horas.

Por isso sempre ouvimos os professores pedindo que façamos nossas tarefas de casa. Por tanto, procure reservar esse tempinho importante todos os dias para não perder o conteúdo.

 

Lazer/evitar o estresse

Apesar de não parecer, reservar um tempo para relaxar é um ótimo esquema de estudo. Se focarmos a maioria do dia em nossos estudos, acabamos não nos distraindo e fazendo outras atividades.

Procure reservar um tempo para você. Foque em atividades que curte que não são relacionadas com os seus estudos diários. Pratique esportes, música, uma caminhada, assista séries ou simplesmente relaxe na cama.

Dessa forma, você evitará a sobrecarga e o estresse, inimigos mortais de um bom esquema de estudos.

E aí, curtiu as dicas? Então comece hoje mesmo a programar a sua rotina de estudo com os esquemas que mais se encaixam com as suas necessidades. Tenho certeza que você vai se destacar nos estudos e levar esse novo ano numa boa.

Confira também:

 

Fique por dentro de tudo que acontece no IAP. Cadastre seu e-mail abaixo e receba todas as matérias do nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

IAP - Educação Básica
Scroll Up