Nota do Enem: confira a data de divulgação e os próximos passos - IAP - Educação Básica
10/01/2019 - 4:56

Nota do Enem: confira a data de divulgação e os próximos passos

Busca

IAPNEWS

Tags

Dia 18 de janeiro é a data oficial da divulgação das notas do Enem. E a gente sabe que a cada dia que passa, bate mais aquele friozinho na barriga.

Depois de rir de todos memes, discutir cada questão com os amigos e de ter conferido gabaritos… Finalmente está chegando.

 

E como vai funcionar?

Primeiramente, serão liberados os resultados individuais das notas do Enem. Já a divulgação dos treineiros e espelho da redação estão previstas para o mês de março, mas sem data definida.

Tudo vai sair lá no Portal Oficial do Enem. Então corre para lá no dia 18!

Para consultar a nota do Enem, é só acessar a área do participante e efetuar login com o CPF/senha. Feito isso, você receberá acesso ao link do resultado que te encaminhará para o Boletim de Desempenho Individual do Enem. As notas saem separadas, ou seja, um resultado para a prova e outro para a redação.

Mas como eu sei se tirei uma boa nota?

Existem diferentes formas de avaliar a sua nota do Enem. Tudo depende da forma de ingresso que o candidato irá escolher.

O governo fornece canais de entrada que funcionam muito bem como SISU, Prouni e Fies. Lembre-se: o mínimo que você precisa é não ter zerado a prova.

Sisu

O método mais comum na hora de entrar em uma faculdade com a sua nota do Enem é o Sisu. As notas mínimas variam de acordo com o curso e faculdade de sua escolha.

Portanto, acompanhe bem as médias de corte exigidas na instituição que pretende ingressar.

Prouni e Fies

Para ambos os programas as notas mínimas são de 450 pontos. O Prouni oferece bolsas integrais e de 50% em instituições de ensino privadas, baseando-se na sua colocação do Enem. Confira mais sobre como se inscrever pelo site oficial do Prouni.

Para entrar no IAP pelo Prouni, a média de 2018 ficou nos 590.33 pontos. Você pode conferir um histórico das notas de corte que foram necessárias para ingressar na nossa instituição. (fonte: Quero Bolsa).

Já o FIES é um programa de financiamento no qual o governo paga os seus estudos. Você poderá acertar a sua dívida do financiamento após a conclusão do curso. Para saber mais, é só acessar o site oficial do Fies!

 

Fique esperto nessas datas

Muita gente faz tudo certinho, até consegue a nota, mas acaba se perdendo nas datas de inscrição. Para te ajudar com isso, separei todas aqui embaixo. Anota aí:

  • Cronograma do SISU para 2019

Inscrições: 22 a 25 de janeiro

Resultado 1ª chamada: 28 de janeiro

Matrículas: 30 de janeiro a 4 de fevereiro

Inscrição na Lista de Espera: 28 de janeiro a 4 de fevereiro

  • Cronograma do PROUNI para 2019:

Inscrições: 29 de janeiro até 1 de fevereiro

Resultado da 1ª chamada: 4 de fevereiro

Resultado da 2ª chamada: 18 de fevereiro de 2019

Inscrições na Lista de Espera: 7 a 8 de março

Após a sua inscrição, é normal que as notas mudem de acordo com o número de pessoas inscritas. Funciona mais ou menos como a inflação, com os pontos subindo ou descendo de acordo com a procura.

Sendo assim, a nota de corte não será certa até o sistema fechar. Antes disso, elas vão subir e descer. Não precisa se preocupar.

 

Anotou tudo aí?

São muitas informações e o nervosismo sempre é grande. Mas seja qual for o resultado, lembre-se sempre de manter a calma e a fé em Deus. Tudo é possível àquele que crê. Seja qual for o resultado, é a vontade Dele para este momento. Tenha em mente:

“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” Hebreus 11:1.

Temos certeza que com esforço, dedicação e empenho, seus resultados serão os esperados.

Ficou alguma dúvida? Manda aqui para gente nos comentários!

 

Confira também:

Fique por dentro de tudo que acontece no IAP. Cadastre seu e-mail abaixo e receba todas as matérias do nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up
IAP - Educação Básica