Você sabe a diferença entre internato e reformatório? – IAP – Educação Básica
29/11/2018 - 10:30

Você sabe a diferença entre internato e reformatório?

Busca

IAPNEWS

Tags

É comum, para quem não sabe o que é um reformatório, acabar confundindo este tipo de instituição com um internato. Afinal, para os desavisados, se o jovem mora lá, é tudo a mesma coisa, certo? Errado!

Para acabar de vez com esta dúvida, preparamos aqui um conteúdo especialmente feito para você. Vamos te explicar, tim-tim por tim-tim, quais são as diferenças entre um colégio interno e um reformatório. Vem com a gente!

 

O que é um reformatório?

Um reformatório nada mais é do que um centro de reabilitação para jovens que cometeram algum tipo de infração. Lá, além de estudar, eles são recondicionados para o convívio social. Embora na prática tudo seja bem diferente. Em nosso país, a situação destas instituições é precária.

É isso que diz um levantamento realizado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro em 2015. Segundo ele, o número de adolescentes infratores estaria 40% acima da capacidade máxima. Ou seja, o que era para ser um lugar de reabilitação, infelizmente, acaba falhando em seu objetivo.

Mas dependendo do caso, o adolescente pode estar de volta à sociedade em pouco tempo, pronto para buscar um futuro melhor.

E o internato, o que é?

Já o internato é uma escola onde os alunos vivem durante o período letivo. É lá onde os estudantes realizam todas as suas atividades. Esportes, horas de estudo, desenvolvimento de habilidades artísticas, confraternizações e eventos entre amigos. Tudo acontece dentro do internato.

Com este post, onde mostramos todas as coisas legais que marcam a vida do aluno de um internato, você pode entender melhor.

O IAP, por exemplo, conta com uma estrutura capaz de deixar os alunos envolvidos com atividades saudáveis a semana inteira! É como se fosse a casa deles. Tudo é feito para que os momentos vividos dentro da instituição sejam inesquecíveis.

Sem falar que lá, os jovens entram em contato com pessoas do país inteiro, transcendendo os limites regionais da amizade. A experiência de se fazer novos amigos acontece quase que diariamente!

Tanto é que ex-alunos se encontram com frequência, mostrando que os amigos feitos no colégio interno são para sempre. Afinal, eles fizeram parte de uma fase maravilhosa da vida do estudante. Tudo isso e muito mais são experiências que só o estudante de internato pode viver.

Dois mundos muito diferentes

Como você pode ver, um internato e um reformatório são instituições completamente diferentes. Uma serve para que o aluno viva experiências incríveis, aprenda novas habilidades, estudo e faça muitos amigos. A outra, para a reabilitação social.

O jeito mais fácil de nunca mais sofrer esta confusão é se lembrar de como o IAP explica o internato. Ele é a casa do aluno, onde ele faz todas a suas atividade e vive feliz. Lembre-se disso. Assim, você vai sempre saber a diferença.

Deixe seu e-mail e fique por dentro de tudo que acontece no IAP. Recebe todas as nossas matérias direto em sua caixa de entrada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up
IAP - Educação Básica