Ensino a distância: a resposta da educação aos tempos modernos - IAP - Educação à Distância
06/09/2018 - 9:06

Ensino a distância: a resposta da educação aos tempos modernos

Busca

IAPNEWS

A sua rotina tem ficado cada vez mais cheia com o passar do tempo. Trabalho, trânsito, tarefas de casa, família, amigos, cuidar da saúde e por aí vai. Nessa agenda lotada, será que existe espaço para estudar e dar um upgrade na carreira? E “pique” para frequentar diariamente uma faculdade? Talvez você acredito que não. Mas acalme-se, existe uma luz no fim deste túnel de afazeres e ela se chama: ensino a distância.

 

Sendo uma das modalidades de ensino superior que mais vem crescendo no Brasil – em 2016, 18,6% das matrículas totais do país já eram de EAD, segundo o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – o ensino a distância é uma ótima opção para quem, mesmo depois de algum tempo, quer continuar os estudos e aprimorar cada vez mais seus conhecimentos. Reunimos aqui algumas das vantagens que este método de ensino tem a oferecer. Vamos lá? Então continue lendo.

 

A flexibilidade do ensino a distância

 

A primeira vantagem do ensino a distância, certamente, é a flexibilidade, já que este é o seu maior diferencial. Você não precisará se deslocar todos os dias para a faculdade, ficar longe da família. No EAD, todo o conteúdo está disponível via internet, para ver, estudar e atualizar a matéria quando e como quiser. Pode ser no trânsito, horário de almoço ou fazendo os filhos dormir. É você quem escolhe!

 

Sem falar que você contará com professores, tutores e toda uma equipe disponível e preparada para tirar qualquer dúvida que apareça em relação ao conteúdo. No ensino a distância é o estudo que se adapta à sua rotina e não o contrário.

 

Diploma presencial e EAD tem o mesmo valor

 

Uma das dúvidas mais frequentes que rondam o universo do ensino a distância é o peso de seu diploma. Afinal de contas, ele é igual ao do curso presencial? A resposta é: sim! Ambos têm o mesmo valor. Se a faculdade que o emitir foi devidamente autorizada pelo Ministério da Educação, os certificados de conclusão de curso possuem o mesmo peso. Principalmente quando o assunto é mercado de trabalho.

 

Na maioria das vezes, as empresas enxergam os certificados como iguais, o que vai ser realmente levado em conta é a qualidade da instituição que o forneceu e, principalmente, a competência do trabalhador. Em alguns casos, elas até ajudam financeiramente o colaborador a pagar seus estudos. Afinal, elas sabem que estudo é investimento e que, quando se fala em capacitação, ambos sairão ganhando.

 

Ensino a distância é mais barato

 

Com certeza um dos maiores motivos para que o ensino a distância tenha crescido tanto nos últimos anos foi o seu custo. De acordo com o censo Abed, Associação Brasileira de Educação a Distância, o valor médio das mensalidades, de 2012, a 2017, caiu cerca de 20%. O EAD chega a ser, em média, 65% mais barato do que o ensino presencial, tudo graças à sua dinâmica.

 

No ensino a distância, o curso pode atingir muito mais pessoas com o mesmo professor, diferente do curso presencial e suas limitações. A oferta de preços não é baseada apenas no local onde instituição está, mas em todo o Brasil, garantindo um preço justo para todos os estados do país. Além disso, a tecnologia necessária para montar a estrutura do EAD não é muito cara, diminuindo sua mensalidade. Ele não é apenas uma economia de tempo, mas também de dinheiro.

 

Ainda tenho idade para fazer EAD?

 

Algumas pessoas acreditam que existe uma idade certa para estudar. É um fato que, até os 20 anos de idade, temos mais tempo livre, o que facilita muito. Mas aprimorar nossos conhecimentos é uma prática que deve nos acompanhar por toda a vida.

 

Uma prova disso é que, segundo análise da Hoper Educação, empresa de Consultoria para Instituições de Educação Superior e Básica, a faixa etária dos estudantes que cursaram ensino a distância, entre os anos de 1995 e 2014, era de 33 a 42 anos.

 

Com as facilidades proporcionadas pela internet e as conexões de alta velocidade, mais e mais pessoas conheceram as inúmeras vantagens de se fazer um curso EAD. Tanto é que de 2014 para cá, essa média caiu para 28 anos de idade, segundo o Inep.

 

Hoje em dia, o ensino a distância conta com alunos de todas as idades e necessidades. Do recém formado no ensino médio, em busca de uma boa graduação, ao profissional mais experiente, ambos procuram um curso superior.

 

 

A educação mudou

 

Deixando de lado qualquer impeditivo, seja a região, o tempo livre ou até mesmo a idade, o ensino a distância é uma ótima escolha. Seja para quem quer continuar aprendendo, aprimorar seus conhecimentos ou ingressar em um curso superior.

 

Mais do que isso, ele é uma forma de mostrar que a educação mudou, evoluiu e se adaptou aos novos tempos, onde tudo é muito mais dinâmico, prático e flexível. Chegou a sua vez de mudar também!

 

Gostou do conteúdo? Então, continue recebendo mais dicas sobre educação, ensino e estilo de vida. Deixe seu e-mail aqui e receba todas as nossas publicações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up