A Pedagogia se refere aos assuntos relacionados à educação, tanto nas questões teóricas quanto práticas. O perfil do profissional nessa área tem como base a docência numa formação capaz de atuar também na gestão dos processos educativos em ambientes escolares e não-escolares e na produção e disseminação de conhecimentos relativos à educação.
O curso de Pedagogia da Faculdade Adventista Paranaense oportuniza aos alunos, desde o primeiro semestre, a atuação como estagiários em diferentes espaços e setores da Educação Básica do IAP.
Os futuros pedagogos utilizam durante sua formação presencial o benefício de um ambiente virtual de aprendizagem na plataforma Moodle, privilegiando o contato com a Tecnologia Educacional.
A formação continuada é outro compromisso do IAP com os alunos de Pedagogia, mesmo ainda na formação inicial, que possibilita a participação em cursos de extensão, congressos e seminários organizados pela faculdade e/ou outras instituições.
O IAP oportuniza a continuidade dos estudos aos licenciados em Pedagogia em cursos de especialização na modalidade a distância ofertados pelo NEAD com ênfase na formação de professores.
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
Fundamentos Filosóficos | 38 |
Fundamentos Históricos da Educação | 76 |
Integração. Ensino e Comunidade I | 57 |
Leitura e Produção de texto | 76 |
Metodologia da Pesquisa Científica | 38 |
Prática de Ensino I | 76 |
Princípios de Vida Saudável | 38 |
Psicologia do Desenvolvimento | 76 |
TOTAL | 475 |
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
Ciências Humanas e Sociais | 38 |
Estudos da Linguagem | 57 |
Família e Sociedade | 38 |
Formação Didática | 76 |
Integração, Ensino e Comunidade II | 57 |
Introdução a Linguagem em Libras | 38 |
Prática de Ensino II | 76 |
Psicologia da Educação | 76 |
Tecnologia da Comunicação e Informação na Educação | 38 |
TOTAL | 494 |
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
Alfabetização e Letramento | 57 |
Fundamentos do Cristianismo | 38 |
Fundamentos Metodológicos na educação Infantil | 57 |
Linguagem Oral e Escrita na educação Infantil | 57 |
Música e educação | 38 |
Neurociência e Aprendizagem | 57 |
Organização e Estrutura da Educação Básica | 57 |
Prática de Ensino III | 57 |
TOTAL | 418 |
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
Avaliação Educacional | 76 |
Corpo e Movimento | 57 |
Currículo e Políticas Públicas | 76 |
Literatura Infantil | 57 |
Matemática na Educação Infantil | 57 |
Prática de Ensino IV | 57 |
Princípios de Vida Saudável | 38 |
Prática Docente IV | 50 |
Prática Docente III | 50 |
TOTAL | 418 |
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
Estágio Supervisionado I | 95 |
Fundamentos Teóricos-Metodológicos do Ensino Religioso | 38 |
Fundamentos Teóricos-Metodológicos da Língua Portuguesa | 76 |
Fundamentos Teóricos-Metodológicos de Ciências | 76 |
Literatura Infantil | 57 |
Matemática na Educação Infantil | 76 |
Natureza e Sociedade na Educação Infantil | 38 |
Prática Docente V | 57 |
TOTAL | 513 |
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
Ciência e Religião | 38 |
Educação Ambiental | 38 |
Estágio Supervisionado II | 95 |
Fundamentos Teórico-Metodológicos de Geografia e História | 76 |
Fundamentos Teórico-Metodológicos de Matemática | 76 |
Pesquisa Pedagógica | 57 |
Políticas e o Processo Ensino-Aprendizagem na Educação Inclusiva | 76 |
Prática Docente VI | 57 |
TOTAL | 513 |
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
Educação de Jovens e Adultos | 76 |
Estágio Supervisionado III | 95 |
Estatística Aplicada à Educação | 38 |
Ética Cristã | 38 |
Fundamentos Teóricos-Metodológicos de Artes | 57 |
Gestão da Prática Pedagógica | 76 |
Gestão Educacional | 76 |
Prática Docente VII | 57 |
Trabalho de Conclusão de Curso I | 57 |
TOTAL | 570 |
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
Educação Formal e Não Formal | 38 |
Estágio Supervisonado IV | 95 |
Estudos Contemporâneos | 57 |
Gestão Organizacional | 76 |
Interpretação Bíblia da História | 38 |
Novas Tecnologias da Educação | 76 |
Orientação Educacional e suas Competências | 76 |
Prática Docente VII | 57 |
Trabalho de Conclusão de Curso II | 57 |
TOTAL | 570 |
Mestre em Geografia na área de Análise Ambiental. Experiência na área de Geociências, com ênfase em Cartografia Básica. Atuou como professor no ensino superior nos cursos de Geografia, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo.